Cultura&Arte
Sê bem-vindo(a) ao nosso fórum.

Neste espacinho, podes partilhar interesses sobre diversos assuntos.
Neste fórum dedicado à cultura e arte, podes falar sobre filmes, músicas, livros, fotografia, desenho, etc.
Podes também partilhar trabalhos teus e publicar historias originais e/ou fanfics.

Estás à espera de quê?! Inscreve-te (aqui em baixo onde diz 'regista-te' sim?) ! Ou faz o teu login se já fazes parte deste nosso espacinho ^^,
Cultura&Arte
Sê bem-vindo(a) ao nosso fórum.

Neste espacinho, podes partilhar interesses sobre diversos assuntos.
Neste fórum dedicado à cultura e arte, podes falar sobre filmes, músicas, livros, fotografia, desenho, etc.
Podes também partilhar trabalhos teus e publicar historias originais e/ou fanfics.

Estás à espera de quê?! Inscreve-te (aqui em baixo onde diz 'regista-te' sim?) ! Ou faz o teu login se já fazes parte deste nosso espacinho ^^,
Cultura&Arte
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 [Discução] Acordo Ortográfico

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
anime_cg
Scenester
Scenester
anime_cg


Idade : 31
Localização : Em frente ao computador
Mensagens : 84
Pontos : 185
Data de inscrição : 05/09/2009

[Discução] Acordo Ortográfico Empty
MensagemAssunto: [Discução] Acordo Ortográfico   [Discução] Acordo Ortográfico EmptyDom 03 Jan 2010, 04:09

O que muda com o Acordo Ortográfico

Alfabeto

As letras K, W e Y passam oficialmente a fazer parte do alfabeto da Língua Portugesa, que é, deste modo, constituído por vinte e seis letras.

Consoantes Mudas

O novo Acordo Ortográfico prevê a supressão das consoantes mudas ou não articuladas em determinadas sequências consonânticas. Nos casos em que há oscilação de pronúncia, aceitam-se duas grafias.

Exemplos:

Accionar >>>>> Acionar
Acção >>>>> Ação
Actual >>>>> Atual
Apcionismo >>>>> Acionismo

Nos casos em que a consoante é pronunciada, mantêm-se: corrupção, erupção, opção.

Grafias duplas

Infecioso ou infeccioso
Facto ou fato
Indemnizar ou indenizar

Acentuação gráfica

O novo Acordo Ortográfico elimina acentos gráficos e aceita grafias duplas nos casos de variação de pronúncia.

Supressão do acento

Palavras graves com ditongos tônicos oi

Exemplos:

Bóia >>>>> Boia
Jóia >>>>> Joia

Formas verbais graves terminadas em êem

Exemplos:

Crêem >>>>> Creem
Dêem >>>>> Deem

Alterações exclusivas da norma brasileira

Palavras com ditongos ei

Assembléia >>>>> Assembleia

Palavras graves com i e u tônicos, quando precedidas de ditongo:

Baiúca >>>>> Baiuca

Palavras graves terminadas em o duplo:

Abençôo >>>>> Abençoo

Extinção total do trema

Exemplo:

Pinqüin >>>>> Pinguin

Fonte: http://www.portuguesexacto.pt/files/acordo.html

Proposta de discução

Estas são somente algumas das alterações do Acordo Ortográfico.

Eu comentei com a Janinha, hoje de manhã, a respeito de uma discução sobre ele.

Então, pergunto: qual é sua opinião a respeito do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa?

Argumente, debata e também compartilhe idéias.
Ir para o topo Ir para baixo
Nitis
Scenester
Scenester
Nitis


Mensagens : 79
Pontos : 128
Data de inscrição : 08/12/2009

[Discução] Acordo Ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: [Discução] Acordo Ortográfico   [Discução] Acordo Ortográfico EmptySeg 11 Jan 2010, 14:34

Eu concordo com poucas coisas, mas o que eu não gosto mesmo que mudem é as consoantes mudas e os acentos em Vêem, Bóia por exemplo.

A única coisa que concordo mesmo é as 26 letras do abecedário
Ir para o topo Ir para baixo
anime_cg
Scenester
Scenester
anime_cg


Idade : 31
Localização : Em frente ao computador
Mensagens : 84
Pontos : 185
Data de inscrição : 05/09/2009

[Discução] Acordo Ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: [Discução] Acordo Ortográfico   [Discução] Acordo Ortográfico EmptyQui 06 maio 2010, 21:06

Com relação ao trema, até que sou a favor, mas ainda acho estranho (por cá, antes, escrever cinqüenta sem o trema dava a seguinte pronúncia: /sinkenta/).

Já em relação a eliminação dos acentos como em ideia, jiboia, boia e etc sou contra, já que isto altera sim a pronúncia do português falado no Brasil.

Infelizmente tenho que dançar conforme a música e, contra a minha vontade, estou a cada dia mais escrevendo conforme manda a nova legislação em relação à Língua.

Sim, entendo o conceito de que qualquer língua ou sistema de linguagem criado pelo homem evolui conforme o tempo - um exemplo claro disto é a própria Língua Portuguesa, que, vinda até terras tupiniquins foi adequada as nossas necessidades, enquanto que em Portugal acontecera o mesmo (apesar de alguns linguístas criticarem dizendo que Cabral entenderia melhor a fala culta de um brasileiro do que a de um português, demonstrando que, por cá, ela quase não evoluirá quando tratada na forma da lei).

Concluo este pensamento dizendo que, com um oceano separando um ex-colônia de sua ex-metrópole, o destino da linguagem não seria diferente senão se alterar, conforme a cultura de cada povo. Sei também que é importante haver uma unica gramática no cenário político global, mas rebato isto com o argumento de que sempre há opções - apesar do Inglês Britânico ser diferente do Inglês Americano, quando vamos a uma escola de idiomas, optamos por qual padrão gostaríamos de estudar.

Bom, é isto que tenho a dizer =D
Ir para o topo Ir para baixo
joss
Scenester
Scenester



Mensagens : 14
Pontos : 44
Data de inscrição : 27/09/2010

[Discução] Acordo Ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: [Discução] Acordo Ortográfico   [Discução] Acordo Ortográfico EmptyTer 28 Set 2010, 11:59

Eu sou contra o acordo ortográfico. A questão de quererem unificar o pt-pt e o pt-br quanto a mim não é necessária, porquevão continuar a ser dois idiomas irmãos mas diferentes. As diferenças não se encontram na garfia mas na semântica.
Pessoalmente, este novo alfabeto e modo de escrita vem mesmo a calhar para encobrir os erros de escrita dos alunos portugueses que são cada vez mais evidentes e se originam desta nova forma de escrita associada ao telemóvel e à internet. Ou seja, assim há uma razão (desculpa) plausível para lhes perdoar os erros e fica muito melhor nas estatísticas mostrar que em Portugal se sabe escrever bem. Acho um atentado aos esforços que daqueles que durante anos sempre escreveram de forma correcta e agora passam a escrever "mal". E eu vou por aí.
Não acho mal que queiram aproximar a língua portuguesa mas para isso teriam que introduzir palavras e expressões nas duas variantes de pt, não um acordo ortográfico... >:l
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[Discução] Acordo Ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: [Discução] Acordo Ortográfico   [Discução] Acordo Ortográfico Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
[Discução] Acordo Ortográfico
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» (tutorial e discução) Construção de personagens
» (Discução) Animação nos olhos das geraçoes: passadas, actuais e futuras.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Cultura&Arte :: Área Temática :: Escrita-
Ir para: